top of page
ginecologista são paulo.jpg

Ginecologista Endócrina

Especialista para Menopausa e

Síndrome de Ovários Policísticos

NOSSO PROPÓSITO

Os fundamentos médicos guiam a nossa conduta e nos possibilitam fazer bem o nosso trabalho: orientar as pacientes de forma clara e precisa e ajudá-las verdadeiramente em cada desafio de sua vida.

 

Acreditamos que com respeito se faz bem.

Ginecologia endócrina
Mulher de negócios madura

GINECOLOGIA ENDÓCRINA
Orientação e tratamento de problemas hormonais que afetam a saúde e a qualidade de vida das mulheres, principalmente:

Climatério >
Menopausa >
Síndrome dos Ovários Policísticos >

 

Climatério
Menopausa

CLIMATÉRIO E MENOPAUSA

O que é o Climatério?

Climatério é o período que precede o término da vida reprodutiva da mulher, marcado por alterações físicas e psíquicas. Geralmente ocorre por volta dos 45-50 anos.

 

Sintomas do climatério: ondas de calor (fogachos), suor noturno, alteração do sono, irritabilidade, insônia, depressão, perda de memória e mudanças de humor.

Para confirmar a chegada do climatério, procure um médico ginecologista. Exames clínicos e laboratoriais podem ser solicitados. Cada paciente deve ser avaliada individualmente e ter um tratamento personalizado, pois as reações à baixa hormonal variam.

O médico ginecologista pode orientar a respeito das possibilidades de tratamento para melhora da qualidade de vida e prevenção de doenças específicas da fase com vitaminas, fitoterápicos, e ajustes metabólicos com hormônios (para aquelas pessoas que precisam e querem fazer uso), que podem ser feito por diversas vias em conjunto ou individuais, como oral, transdérmico e DIU.

 

O que é a Menopausa?

Menopausa é o término da vida reprodutiva da mulher, devido à diminuição da produção hormonal dos ovários. Geralmente ocorre por volta dos 50 anos.

 

A principal característica da menopausa é a parada das menstruações, confirmada após doze meses sem menstruar.

É errado considerar que depois da menopausa a mulher não precisa de acompanhamento ginecológico.

Mamografia, papanicolau, ultrassom transvaginal e densitometria óssea são exames complementares que devem ser pedidos pelo médico ginecologista com regularidade para fazer a prevenção de doenças específicas desta fase da vida relacionadas ao sistema cardiovascular e ósseo (como osteoporose, perda gradual de massa óssea que aumenta o risco de fraturas).

 

Um estilo de vida saudável, atividades físicas e uma dieta rica em cálcio e vitamina D são fundamentais nesta fase da vida.

SOP

SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS (SOP)

SOP - Síndrome dos Ovários Policísticos ou Síndrome Metabólica e Reprodutiva

A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é a endocrinopatia mais comum entre as mulheres no período reprodutivo que envolve diversas alterações metabólicas e não apenas a parte ovariana e reprodutiva em si, apresentando diversas características, como aumento dos hormônios andrógenos, alteração da insulina, dentre outros.

O diagnóstico é clínico e laboratorial, a depender da apresentação da síndrome em cada pessoa. A SOP está relacionada a:

  • Hiperandrogenismo (aumento hormônios masculinos, com aparecimento de acne, pelos em locais atípicos e queda de cabelo)

  • Obesidade (circunferência abdominal maior que 88cm) - a obesidade agrava a resistência insulínica, mas a Síndrome dos Ovários Policísticos pode ocorrer mesmo em pacientes com IMC normal ou baixo, ou seja, em mulheres magras

  • Disfunção ovulatória e anovulação crônica

  • Amenorréia (ausência de menstruação)

  • Infertilidade

 

Complicações possíveis da Síndrome dos Ovários Policísticos:

 

  • Distúrbio psicológico e baixa auto estima

  • Hirsutismo (aumento dos pelos pelo corpo)

  • Gordura abdominal - visceral aumentada, com acúmulo de gordura no fígado, hepatite gordurosa 

  • Risco cardiovascular aumentado

  • Intolerância à glicose / maior risco para Diabetes tipo 2 e Síndrome Metabólica

  • Dislipidemias (redução do colesterol bom HDL, aumento de Colesterol ruim LDL, aumento de Triglicérides)

  • Hipertensão arterial

  • Aterosclerose 

  • Distúrbios do sono

  • Aumento do risco de desenvolvimento de diabetes gestacional

  • Aumento do risco de abortos iniciais

  • Infertilidade

Como é feito o tratamento:

Os mais modernos tratamentos da Síndrome de Ovários Policísticos não envolvem o uso de anticoncepcionais, mas medicações específicas e mudanças no estilo de vida, com atividade física regular, orientação nutricional, apoio psicológico e multidisciplinar, pois é uma doença multifatorial.

Tire todas as suas dúvidas em uma consulta clínica de avaliação e orientação com Dra. Priscila.

 

Dra. Priscila Hime tem experiência eGinecologia Endócrina, utilizando os mais modernos conhecimentos para cuidar de pacientes com problemas hormonais e ajudando a melhorar sua auto-estima e qualidade de vida.

Consulta particular/reembolso.

ginecologista priscila hime sp.jpg
bottom of page