CLIMATÉRIO E MENOPAUSA

O que é o Climatério?

Período que precede o término da vida reprodutiva da mulher, marcado por alterações físicas e psíquicas. Geralmente ocorre por volta dos 45-50 anos.

 

Sintomas: ondas de calor (fogachos), suor noturno, alteração do sono, irritabilidade, insônia, depressão, perda de memória e mudanças de humor.

 

A desidratação estimula as ondas de calor do climatério, por isso beba água com frequência e mantenha um estilo de vida saudável. 
 

Para confirmar a chegada do climatério, procure um médico ginecologista. Exames clínicos e laboratoriais podem ser solicitados. Cada paciente deve ser avaliada individualmente e ter um tratamento personalizado, pois as reações à baixa hormonal variam.

O ginecologista pode orientar a respeito de reposição hormonal e outros tratamentos eficazes sem a utilização de hormônio.

 

O que é a menopausa?

É o término da vida reprodutiva da mulher, devido à diminuição da produção hormonal dos ovários. Geralmente ocorre por volta dos 50 anos.

 

A principal característica da menopausa é a parada das menstruações, confirmada após doze meses sem menstruar.

Mamografia, papanicolau, ultrassom transvaginal e densitometria óssea são exames complementares que devem ser pedidos pelo médico ginecologista com regularidade. São importantes para fazer a prevenção de câncer e da osteoporose (perda gradual de massa óssea que aumenta o risco de fraturas).

 

Um estilo de vida saudável, atividades físicas e uma dieta rica em cálcio e vitamina D são fundamentais nesta fase.

É errado considerar que depois da menopausa a mulher não precisa de acompanhamento ginecológico.

As consultas devem continuar sendo feitas com regularidade.

 

 

Para atender as idosas com dificuldade de locomoção e transporte, fazemos atendimento domiciliar. Entre em contato para saber mais!

Tire todas as suas dúvidas em uma consulta clínica de avaliação e orientação.

 

Consulta particular/reembolso.

Aceitamos cartão de crédito com parcelamento, exceto em teleconsultas. 

Orientamos o processo de reembolso

 

WhatsApp-icone-3.png