Clínica Marcello Rocco Endometriose | Ginecologia | Obstetrícia Rua Apinajés, 1100 cj 905 Perdizes São Paulo/SP 11 3862-1815
O que é
Endometriose?
A Endometriose é uma doença que se caracteriza pela presença de células do endométrio (tecido que reveste o útero) fora da cavidade uterina.
Acomete principalmente o peritônio (tecido fino que recobre órgãos da pelve), ovários, miométrio (causando adenomiose), tubas uterinas, bexiga, intestino grosso e ureter. Tem como principais sintomas cólica menstrual, dor no ato sexual, ardor para urinar e dor pélvica crônica; por outro lado a dismenorréia (cólica menstrual) está presente apenas em 50% dos casos confirmados de Endometriose em adolescentes.
A mulher com endometriose lida com dúvidas e expectativas, com problemas e superações, que merecem todo cuidado e consideração. Faz toda diferença contar com um médico que respeite essa individualidade.
A importância do
Diagnóstico Precoce de Endometriose
Nossa equipe de médicos ginecologistas especialistas em Endometriose nunca subestima a dor da paciente e sempre considera Endometriose como uma possível causa de dor pélvica cíclica importante.
Durante a consulta, o médico irá conversar com a paciente para entender sua história, fazendo uma anamnese completa e detalhada. A consulta de retorno pode ser necessária.
A dor pode ser tratada com terapia hormonal (pílulas anti-concepcionais) e/ou analgésicos / anti-inflamatórios. São planejadas consultas frequentes com o médico ginecologista para reavaliações e exames complementares de imagem.
Quando necessária, a cirurgia para endometriose é minimamente invasiva, feita por videolaparoscopia, através de pequenas incisões no abdômen para remoção de todos os focos visíveis da doença. Normalmente a cirurgia é indicada em casos de endometriose profunda em que o tratamento medicamentoso não deu resultados, em casos graves em que há iminência de obstrução intestinal ou dos rins e em caso de dificuldade para engravidar.
A Endometriose pode acontecer
na Adolescência
Na adolescência, as lesões endometrióticas são diferentes do que na idade adulta. Além disso, as jovens raramente apresentam a Endometriose profunda infiltrativa (lesão que penetra mais que 5mm). A videolaparoscopia possibilita um diagnóstico precoce mais frequente na adolescente com dor pélvica resistente ao tratamento com pílulas anticoncepcionais e analgésicos, sendo confirmado a doença em 50% a 65% desse grupo de mulheres.
Sabemos que até 60% das mulheres diagnosticadas com Endometriose relatam que os sintomas da doença começaram antes dos 20 anos de idade.
Sinais de alerta para investigar Endometriose na adolescência:
-
Uso prolongado de anti-inflamatório não esteroidal e de pílulas anticoncepcionais antes de 18 anos de idade para tratamento de cólica menstrual intensa;
-
História familiar de Endometriose;
-
Falta escolar mais frequente no período menstrual.
Quem tem endometriose
não consegue engravidar?
A mulher com Endometriose pode sim ter dificuldade para engravidar. Apesar de ser ainda considerada uma doença misteriosa por não ter uma causa definida, sabe-se que além de dor pélvica crônica, a paciente com Endometriose pode apresentar dificuldade para engravidar e até mesmo esterilidade, sendo em muitos casos necessário a técnica da Reprodução Assistida, como inseminação artificial ou fertilização in vitro.
Porém, na grande maioria dos casos de Endometriose, a paciente engravida sem ao menos saber do diagnóstico ou após tratamento clínico e/ou cirúrgico da doença.
VÍDEOS COM
MAIS INFORMAÇÕES:
CIRURGIAS MINIMAMENTE INVASIVAS
Se, após todas as avaliações, exames e tratamentos clínicos, a cirurgia for indicada para retirada dos focos de endometriose e restauração das estruturas pélvicas e da fertilidade feminina, ela pode ser feita via videolaparoscopia ou cirurgia robótica.
Usamos os melhores recursos para resultados precisos e recuperação rápida da paciente.
Tire todas as suas dúvidas em consulta
presencial ou por teleconsulta
Consulta e tratamento particular/reembolso.
Se a primeira consulta for por telemedicina, a consulta de retorno presencial pode ser necessária.
Orientamos o processo de reembolso junto ao convênio médico.
Como funciona a consulta por telemedicina?
CONFORTO E SEGURANÇA
Mesmo morando em outro bairro, cidade, estado ou país, você receberá orientação médica qualificada feita por médico especialista em endometriose, sem a necessidade de deslocamento.
PRIMEIRA ORIENTAÇÃO
A avaliação do seu histórico pessoal e médico é o primeiro passo para diagnóstico e definição do tratamento da endometriose. Possivelmente, a consulta de retorno presencial será necessária.
REEMBOLSO DO CONVÊNIO
Você tem direito a reembolso do convênio mesmo que a consulta médica seja realizada à distância.
MAIS DE 60 AVALIAÇÕES NO
oogle
Marília Godoi
O Dr. Marcello foi extremamente atencioso e educado. A consulta foi muito esclarecedora e me senti muito acolhida por ele. Parabéns a ele e toda a equipe que me atendeu muito bem mesmo!
Paloma Hernandez Viscardi
Descobri uns problemas depois de um exame e comecei a pesquisar na internet médicos especialistas pois sou do interior de Sp. Vi muitos comentários sobre o Dr e então resolvi agendar uma consulta por telemedicina onde fui recebida com muito carinho me deu uma atenção ímpar e após a consulta também continuou me dando a assistência necessária . Também quero agradecer sua secretária por sempre ser muito solicita e tratar as pessoas com muito carinho. Gratidão
Flavia Ferreira
Excelente profissional o Dr Marcello. Depois de anos atrás de um diagnóstico, consegui chegar no problema e tratar com medicamentos e exames corretos. Com toda certeza eu recomendo a todas as mulheres que assim como eu, apresenta dificuldade em engravidar. Parabéns e muito sucesso!